Igrejas do Desemboque - Igreja de Nossa Senhora do Desterro (1743) e Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1854)
A proposta de conservação e restauro apresentado nestes projetos tem como objetivo propor a conservação e restauro das duas igrejas, preservando a história da formação da região do Triângulo Mineiro, o Sertão da Farinha Podre, que está ligado com o Distrito do Desemboque, valorando o local e buscando sua inserção como roteiro e destino de turistas e dos moradores de Sacramento.
Na Igreja de Nossa Senhora do Desterro /INSD já temos uma festa anual em homenagem a Santa que leva o nome da igreja e que atrai centenas de pessoas, com o tradicional encontro dos carros de bois, reza do terço com o novenário e confraternizações sociais após as rezas.
Inicialmente no projeto enviado para análise ao IEPHA/MG o uso proposto para os projetos serão a manutenção da INSD como templo católico, com a inserção de painéis móveis na sacristia, apresentando a história da igreja e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário/ INSR a criação de um museu contanto a história de formação do Desemboque, das duas igrejas e da importância do Parque da Serra da Canastra que está a 30 km do distrito.
Porém durante o processo de análise foi solicitado que o uso da igreja de Nossa Senhora do Rosário fosse mantido como templo católico o que será então mantido. Essa mudança não impactará no projeto arquitetônico o que foi mencionado no ofício (documento em anexo) enviado ao Secretário de Cultura de Sacramento em 30 de novembro de 2020:
Importante esclarecer que o uso não deve nunca ser o objetivo do projeto, pois adequações que gerem mudanças para o usos, podem deixar prejuízos ao bem. O projeto apresentado e enviado ao IEPHA/MG não leva em conta mudança e ou ações no patrimônio que modifiquem o local por causa do uso, sendo que as ações necessárias para instalação do museu são independe das ações de conservação propostas, portanto não interferem na manutenção do uso como igreja. O mais importante no projeto não é o uso e sim o restauro do bem, portanto esse poderá sim manter o seu uso como igreja católica. (Ofício, 30 de novembro de 2020)
Os locais restaurados entrarão no circuito da Serra da Canastra como ponto de visitação e apoio para conhecer a história local que está ligado a formação da região, além de permitir a visitação e a geração de atividades para os moradores que podem receber turistas, hospedar e servir refeições.
Outra medida simples, porém fundamental, é a sinalização turística para facilitar o acesso das pessoas que forem visitar o distrito, o que atualmente e precária.
Nas duas igrejas teremos intervenções e desenvolvimento de projetos elétricos e de alarme, sendo fundamentais para o uso dos bens culturais e sua segurança.
Será feiro posteriormente a proposta de restauração dos elementos Artísticos (altares e retábulos).
Com relação às medidas de conservação e restauro, estas levarão em conta a manutenção ao máximo dos elementos originais partindo de três premissas:
- Serviços de manutenção, conservação e restauro do bem: A maior parte dos serviços serão desta modalidade pela importância da conservação ao máximo dos elementos construtivos das igrejas e dos elementos integrados com o desenvolvimento de projeto de restauração dos elementos artísticos, altares e retábulos, que serão restaurados posteriormente.
- Intervenções de retomada dos elementos construtivos que possibilitem a leitura do bem cultural: São poucas as intervenções que descaracterizam o bem cultural e que não incorporaram na leitura das duas igrejas. Na igreja de Nossa Senhora do Rosário um dos elementos que foram perdidos e modificados é o piso da Nave e da Capela-mor em assoalho de madeira que atualmente está em cimentado e que descaracteriza o bem e o refazimento do guarda-corpo perdido da janela rasgada por inteiro. Na igreja de Nossa Senhora do Desterro o piso em cimentado presente no hall de acesso (à sacristia e a capela-mor) e o piso da sacristia eram em tijoleira e foram modificados.
- Serviços Necessários a atender as necessidades atuais para o perfeito funcionamento da igreja: As intervenções necessárias para atender ao perfeito funcionamento da igreja são: instalações elétricas e desenvolvimento de projeto, instalações de combate e prevenção a incêndio, instalações de alarme, instalações Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas e planilha orçamentaria.
A preservação do patrimônio cultural é importante para manutenção de nossa história e a memória das cidades sendo gerador de identidade. Serão apresentados separadamente os serviços a serem executados nas igrejas: Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Rosário.